Durante minha carreira profissional passei por vários desafios e situações que provocaram meu crescimento profissional. Em muitas delas fiz uso de pedido de ajuda para escutar um conselho de uma pessoa mais experiente e madura para dar uma opinião sobre qual caminho seguir, qual decisão tomar.
Desde cedo ocupei postos de liderança, com 21 anos já era encarregado de departamento pessoal. Comandava uma equipe de 4 profissionais e assumir essa responsabilidade fez toda diferença para eu desenvolver competências como relacionamento interpessoal e inteligência emocional. Na época fazia faculdade de administração e a rotina de minha vida era bem intensa.
O tempo passou, fiz duas transições de carreira, sempre com o apoio de profissionais que já tinham passado por situações bem semelhantes à minha.
Como foi boa a ajuda que essas pessoas me deram!!!!! Seja em reuniões, bate-papos informais ou em situações delicadas, o apoio foi fantástico. Sou muito grato a elas!!!
Atualmente como professor procuro devolver um pouco do que recebi de apoio e auxílio me colocando a disposição de meus alunos. Vejo que esse momento da vida deles é muito importante, como foi o meu momento, há 30 anos atrás! Quando um deles vem e me pede uma ajuda para entender ou resolver uma situação no trabalho, não penso duas vezes em ajudar, opinar, esclarecer suas dúvidas e angústias.
Tenho recebido questionamento deles sobre carreira, relacionamento interpessoal, conflitos. Ouço atentamente o relato deles, e apoiado na minha experiencia de aproximadamente 35 anos trabalhando com pessoas e organizações, faço uso da ética e do bom senso, dou minha opinião e conselho.
Atualmente, beirando a nova década, passamos por um momento diferente. A visão de mundo precisa estar sempre atualizada, moderna, para aconselhar. E eu ao aconselhar percebo que eles escutam atentamente, olhar fixo, silêncio filosofal e, ao final, debatem, dialogam e agradecem. Que sensação maravilhosa! Não tem dinheiro que pague esse momento tão especial!
Dias depois, quando coloca em prática o conselho dado e vem me contar os resultados conquistados, fico mais feliz ainda.
É um feedback sincero, espontâneo e de gratidão. Você não sabe o quanto é gratificante, como fico feliz e emocionado, mesmo com 35 anos de estrada no mundo organizacional! É indescritível.
De dois anos para cá também ofereço aconselhamento virtual, para a Rede Social Linkedin.
Posso te afirmar que tem sido uma excelente experiência, pois os assuntos abordados e os conselhos pedidos são dos mais variados perfis profissionais. Empreendedores, estagiários, profissionais liberais, líderes, com dúvidas de desenvolvimento de carreira, aplicação de tecnologias no ambiente de trabalho, ferramentas de qualidade e produtividade. Muito bom dialogar com os membros do Linkedin e contribuir para seu crescimento profissional.
Alguns dos conselhos virtuais continuaram em ferramentas como Whatssap, Skype, Zoom e até mesmo em encontros e reuniões presenciais, acompanhados de um delicioso bate-papo e saboroso café!!!!!
Posso afirmar que ter a oportunidade compartilhar um pouco de minhas experiências, conhecimentos, opiniões e de conhecer vocês pessoalmente, me proporciona uma satisfação imensa.
Enfim meus leitores, amigos, alunos e demais pessoas que compartilham essa leitura, poder receber durante a carreira profissional conselhos que fizeram diferença na minha vida e depois poder devolver ao universo aquilo que recebi dele é simplesmente fantástico.
Sou muito grato àqueles que me ajudaram e também aqueles que me procuraram e que confiaram em mim, na minha capacidade.
Dedico a todos vocês esse post, esse pequeno manifesto de gratidão.
Arnaldo Pereira dos Santos
Professor, Psicólogo e Mentor