A vida que levamos teve muitas mudanças nesses últimos anos, principalmente em razão das consequências Da Pandemia da COVID-19.
Essas mudanças ocorridas no Pós-Pandemia mexeram muito com nosso equilíbrio emocional, nossa saúde mental.
Ficamos mais vulneráveis emocionalmente, com maior chance de se irritar, se estressar, de ficar tristes e deprimidos.
Temos acompanhado esse desgaste a partir de relatos de nossos pacientes, de nossos colegas de trabalho e de amigos.
Foram internações, perdas de entes queridos, perda de emprego, volta da inflação, insegurança por causa de falta de dinheiro, por causa de assaltos, por divergências políticas, divergências de filosofia de vida, enfim motivos significativos, marcantes e importantes têm tirado a saúde emocional nossa saúde mental, a saúde mental do cidadão.
E além de tudo isso que a pandemia provocou, ainda tem a questão do excesso de tarefas, o aumento das responsabilidades profissionais e pessoais, o aumento de conflitos nos relacionamentos, conflitos com chefia e com colegas de trabalho.
Ufahhh, quanto motivo para se perder o controle, para se desequilibrar, para explodir com alguém que num tem nada com nossa raiva, nosso problema!
Nesse mês de Janeiro, que além de todos esses motivos relatados, surgem questões provocadas pelas festas de final de ano, recomeço de um ciclo – o novo ano, renovação de esperança, objetivos e metas.
Se para algumas pessoas essas questões são combustível para surgimento de motivação, determinação e perseverança, para outras pode significar uma tristeza pela saudade do ente querido, pela pouca esperança de que as coisas possam melhorar (“entra ano, sai ano, tá tudo igual, nada muda, eu não consigo fazer nada direito!”) e as pessoas se sentirem mais ansiosas, deprimidas e tristes.
Por isso a campanha Janeiro Branco busca trazer ao debate a importância da Saúde Mental, de que se possa encontrar formas de apoiar o indivíduo a melhorar seu equilíbrio emocional, de ter esperança, de ter motivação e forças para superar os desafios do ano novo que começa.
Ampliar as conversas e debates para a sociedade como um todo e não um assunto restrito a psicólogos, psicanalistas, psiquiatras.
São palestras, atendimentos, vídeos, encontros, e uma grande campanha feita para mobilizar e conscientizar o cidadão sobre a importância da saúde mental.
Para esse ano o Tema é a Vida Pede Equilíbrio!
E como não é somente em Janeiro que devemos nos preocupar com a saúde mental, busque também conhecer o trabalho de profissionais que se destacaram na Pandemia prestando serviços de saúde mental como o Psicólogo. É com o apoio de um profissional especializado em saúde mental, que você poderá compartilhar questões emocionais e sentimentais para restabelecer seu equilíbrio mental. Conheça mais sobre o trabalho do psicólogo, que tanto se empenhou para superar os problemas provocados pela pandemia.
Conheça mais sobre o assunto, procure ajuda, apoio e reflita sobre o assunto.
Arnaldo Pereira dos Santos
Psicólogo
CRP 06/62529