Tenho recebido muitos pedidos de conselho no Linkedin sobre essa questão de mudança de carreira, logo agora que estamos na pandemia do COVID-19!!!
Essa é uma questão muito interessante e desafiadora! Apesar de já ter passado por três transições de carreira em minha vida profissional, em nenhuma o momento era tão crítico e disruptivo como no momento atual.
Para responder a essa questão tenho direcionado energias a pesquisar o mercado de trabalho, analisar os índices oficiais do governo, CEO de grandes multinacionais, verificar o momento economico e social, perceber as tendências tecnologicas da economia 4.0 e também utilizar um pouco do meu feeling para essa questão de gestão de crise!
Entendo que a questão “planejar” também necessita um pouco de flexibilidade, pois algumas tendências que despontam agora, podem não vingar no futuro, e provocar uma tremenda perda de tempo, dinheiro e talento!
Nunca o planejamento de curtíssimo prazo foi tão importante. Sabe aquela coisa de acordar fazer a lista de tarefas, estabelecer as prioridades, colocar a mão na massa e depois medir os resultados atingidos!!!! É bem por ai!
Tenho orientado a acompanhar o planejamento semanalmente, e também na carreira não é diferente!
Na mudança de carreira, duas análises principais eu recomendo. A análise de SWOT pessoal e o Mapeamento das Competências atuais!
Entendo se você fizer uma análise interna, do seu íntimo, com franqueza e autoconhecimento, você terá uma visão de suas FORÇAS e também das FRAQUEZAS, dos seu pontos que precisam melhorar, que precisam um investimento em capacitação e também de amadurecimento.
Já na análise externa, que não depende de você, certamente conseguirá identificar oportunidades que podem ser conquistadas com a mudança da carreira, os benefícios que essa decisão trará! Já nas ameaças, em uma análise crítica e realista, você perceberá quais serão seus concorrentes, seus obstáculos e identificará aquilo que poderá dar errado, não por uma incompetência sua, mas por causa do MACROAMBIENTE,ao qual você não tem controle, mas que pode ter um preparo suficiente para suportar essas pressões.
E por falar em macroambiente, como ele está incerto, te dou algumas dicas para fortalecer sua decisão de trocar de profissão, de área ou pretender ser promovido.
- Incomodo com sua realidade atual. O que você faz já não te traz alegrias como antes;
- Percepção de que sua função está se tornando obsoleta e que existe uma tendência de automação com substituição da mão de obra por sistemas ou robôs;
- Identificação com carreiras que estão surgindo em sua área, com maiores perspectivas profissionais;
- Desgaste emocional excessivo em razão da desvalorização do seu trabalho, da sua profissão ou de você como pessoa. Percebe que está no limite emocional!
- Sua empresa está em transformação por causa da pandemia e você vê esse momento como uma oportunidade de crescimento profissional, de novos aprendizados e de nova perspectiva, novo ânimo, novo gás! É a hora que você sempre esperou em sua carreira!
Tá vendo só como a mudança planejada de carreira é recomendável, mesmo nesses momentos de incerteza e temor por demissões!
Avalie o momento, veja se não é somente uma tristeza ou raiva momentânea com seu atual emprego, com sua atual carreira! E depois de refletir avaliar, analisar de “cabeça fresca” tome a melhor decisão possível!
E se precisar de ajuda, conte comigo!
Arnaldo Pereira dos Santos
Psicólogo e Coach de Carreiras