A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS NA EMPRESA

Você já pensou em quem ficará no seu lugar quando você se aposentar?

A pergunta pode não fazer sentido para muitos de vocês em razão da pouca idade ou da aposentadoria ainda não fazer parte de seus projetos de vida.

Mas eu posso dizer a você que esse momento vai chegar. Ele chega para todos profissionais. Do Engenheiro, passando pelo jogador de futebol e até o CEO de uma grande empresa, todos uma hora acabam parando de trabalhar, aposentando-se.

Pensando nisso muitas empresas já dão espaço no seu plano estratégico para o plano de carreiras e sucessão.

Esse plano tem em uma das suas premissas a formação de novos talentos, capazes de substituir os profissionais estratégicos da empresa, quando esses se desligarem, se aposentarem.

Os jovens escolhidos em longos processos de seleção, tem em seu programa de treinamento e desenvolvimento um conjunto de processos e etapas até a conclusão do programa. Esses jovens talentos são submetidos a um extenso programa de formação que em muitas empresas tem a inclusão da Mentoria como um dos apoios do jovem profissional.

Para tocar a mentoria a empresa escala os profissionais mais experientes, mais vividos, que conhecem mais a cultura da empresa, suas normas, regras e procedimentos. Uma das finalidades da mentoria é apoiar e orientar os mais jovens, participantes desse programa.

Na programação desenvolvida para a mentoria são agendados encontros, reuniões, com o propósito dos mentores contarem sobre suas experiências, conquistas, desafios, e também os medos, as possíveis armadilhas que podem surgir na carreira.

Além desses encontros programados, existe também uma espécie de plantão de dúvidas, e os canais para conversa, bate-papo, tira-dúvidas onde os mentores podem ser contactados para dedicar um pouco do seu tempo à escuta das angústias desses jovens. Eles contam seus problemas profissionais, pedem dicas, relatam dificuldades de relacionamento, conflitos em que se envolveram.

O intuito dessa relação Mentor e Mentorando é o mentor transmitir suas experiências e conhecimentos e o mentorando escutar, dialogar, aprender, tomar consciência de aspectos de sua carreira e vida profissional na empresa. Desde o início do programa é apresentado que o “jovem aprendiz” poderá ficar à vontade com seu mentor e caberá ao mentor conquistar a confiança e simpatia de seus mentorandos! Quando essa relação de confiança não é conquistada a chance dessa etapa – a mentoria – falhar é muito grande!! Muitas vezes ocorre a necessidade de se trocar o mentor em razão dessa relação de confiança não ter sido estabelecida. Nesse caso o processo começa de novo, com um novo mentor.

Voltando ao programa mais amplo, posso afirmar que sei o quanto a vida empresarial é exigente, desgastante e desafiadora. Vivenciei esse ambiente empresarial por mais de 25 anos de minha carreira profissional. Também posso dizer que ao disponibilizar esses programas de desenvolvimento, a empresa cria um apoio ao novo “aprendiz”, que precisa ser orientado, motivado, estimulado a aprender as “coisas da empresa”. Os mentores não transmitem exclusivamente o manual de procedimentos e rotina de trabalho. Eles também mostram ao novo postulante a cargo de gestão ou cargo estratégico, os atalhos da carreira, as dificuldades da carreira na empresa e “na carreira de qualquer empresa”. Muitas dessas informações não são transmitidas nem na graduação, nem nos cursos de formação. Somente a experiência acumulada em anos de atuação é que traz esse conhecimento.

Retomando a pergunta inicial sobre quem ocupará o seu lugar quando se aposentar, percebemos que se existir um apoio da empresa essa tarefa será compartilhada e o processo poderá ser programado, com pessoas competentes compartilhando do seu dia a dia, entendendo sua rotina, dores, dificuldades e prazeres.

E quando chegar aquela hora de “passar o boné”, todos envolvidos estarão muito mais seguros de que as coisas continuarão, que a vida seguirá seu curso normal. Uns vem outros vão, com muito menos transtornos e mais harmonia e produtividade.

E se você gostou do tema, tem alguma dica ou sugestão, deixe seu comentário no Blog. Siga meu trabalho nas redes sociais, compartilhe essas informações.

 

Professor Arnaldo Pereira dos Santos

Psicólogo e Coach

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *