Tenho escrito vários artigos sobre home office, pandemia do COVID-19, perspectivas sobre o Mercado de trabalho no Pós-Pandemia, mas hoje escreverei diferente!
Falarei sobre recomeços, mudanças, saída da zona de conforto, mudança de MindSet!
Durante minha carreira, ja fiz 3 transições de carreiras, e todas elas, foram com muita resistência, reflexões, planejamentos, para que elas representassem um avanço, não um retrocesso que trouxesse arrependimentos e rancores.
De 15 anos para cá ingressei na carreira acadêmica, graças a meu preparo anterior com as Formações Em Administração e Psicologia, e a Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos e também ao apoio de uma grande amiga minha. Além desses fatores , em uma das empresas anteriormente trabalhadas fiz cursos de formação em treinamento e também de práticas de ensino!
Lembro como se fosse hoje minha primeira semana lecionando! Foi bem difícil, complicada e desafiadora. Precisei dedicar-me muito para que conseguisse pegar “o jeito de lecionar”.
Passados cerca de 15 eu posso dizer que foram anos de muitas experiências, aprendizados, conquistas de amizades, e de busca de uma melhor prática acadêmica! Foram anos de participação em treinamentos, convenções, cursos, oficinas! Aprendi muito sobre a sala de aula, sobre o ensino a distância e sobre o ensino on line!
No final do semestre letivo fui demitido em razão das transformações que estão acontecendo na área educacional! Como nenhum emprego é eterno e ao longo de minha carreira essa era uma notícia que já tinha ouvido de empregadores anteriores, fica aquele gostinho amargo de uma demissão, que já tinha sentido antes, que já tinha experimentado! Gera um sentimento de perda, uma sensação nada agradável!
Como dizem os antigos, Bola pra frente! Assim como tudo na vida, quando um ciclo termina, outro precisa começar!
Desde 2015 venho me desenvolvendo no Coaching! Junto com a psicologia, são caminhos que buscarei trilhar daqui por diante!
A vida acadêmica continuará, com certeza, mas as coisas precisam de um tempo para amadurecer, para que comecem a acontecer.
Sou parceiro da Academia de Radiologia, de lá, tiraremos vários projetos do papel! Todos voltados a educação e desenvolvimento humano!
Pois é, e assim é a vida! Vamos em frente e em busca de nossos objetivos!
Sonhar é preciso, caminhar é preciso!
Um forte abraço,
Arnaldo Pereira dos Santos
Psicólogo
CRP 06/62.529